Blog Layout

Colostro bovino: Conheça os benefícios e aplicação no esporte.

dez. 02, 2022

O colostro bovino é um alimento com alto valor nutricional, com os mesmos constituintes que o leite, porém, em concentrações diferentes.

Em outubro de 2021 foi aprovado para comercialização no Brasil para utilização pela indústria de suplementos nutricionais.


A maior importância nutricional do colostro é a sua quantidade de imunoglobulinas (anticorpos) e lactoferrina que são substâncias anti-inflamatórias, com papel importante em nossa imunomodulação.

Mas também contém vitaminas (do complexo B, vitamina A, D e E), minerais (Na, Cl, K, Ca, P e Mg) e ácidos graxos essenciais.


BENEFÍCIOS

  • Proteção imunológica
  • Prevenção de overtraining
  • Melhora de quadros de asma e alergia
  • Prevenção de infecções de vias aéreas superiores
  • Melhora da permeabilidade intestinal e proteção de mucosa do intestino
  • Proteção do intestino aos danos causados pelo exercício
  • Melhora da função cerebral
  • Ação antimicrobiana
  • Redução da degradação muscular
  • Manutenção de massa óssea e proteção para osteopenia e osteoporose
  • Melhora da produção de energia pelo ciclo de Krebs (pela grande quantidade de vitaminas e minerais que são co-fatores nutricionais da produção de energia)


DOSES RECOMENDADAS

De 500mg a 20g ao dia


Ficou com dúvida?

Descreva-a nos comentários.   

Responderei o mais breve possível.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALTOMARE A. et al. An in depth proteomic analysis based on ProteoMiner, affinity chromatography and nano-HPLC-MS/MS to explain the potential health benefits of bovine colostrum. J Pharm Biomed Anal. 2016.

JONES AW et al. Bovine colostrum supplementation and upper respiratory symptoms during exercise training: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation. 2016.

CASADO S et al. Nutrição e Imunidade do Atleta. Acta Portuguesa de Nutrição, 2021.

Por Leda Guimarães 24 out., 2023
- FORTALECIMENTO MUSCULAR: EXERCÍCIO FLEXÃO DE QUADRIL E JOELHO EM PÉ COM MINIBAND – PARA QUE SERVE? Fortalecimento muscular de membros inferiores. Trabalha os músculos anteriores de coxa (quadríceps), o da frente da perna/canela (tibial anterior) em isometria, o flexor de quadril iliopsoas (importantes inclusive para postura) e os posteriores de coxa (isquiotibiais). POR QUE FAZER? • Ativa vários músculos no mesmo exercício • Trabalha força excêntrica (de controle da volta) • Praticidade de precisar somente de um miniband EXECUÇÃO ● Passe o miniband nos pés ● Posicione os pés no afastamento dos ossinhos do quadril (cristas ilíacas) ● Procure manter esse afastamento enquanto faz a flexão do quadril e joelho (subida da perna) ● Controle a velocidade da volta para aproveitar bem a ação muscular da fase excêntrica ● Não deixe o pé apoiar no chão na volta, assim você aproveita mais a força de sustentação do elástico ● Expire pela boca na subida da perna e inspire pelo nariz na volta para o chão ● E mantenha postura de tronco ereta, bem alinhada SUGESTÃO DE SÉRIES/REPETIÇÕES/TEMPO/INTERVALO  ● 3 séries de 10-15 repetições com intervalo de 10” ● 6 séries de 30-40” cada, com intervalo de 10”
Por Leda Guimarães 20 out., 2023
NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO PARA ATLETAS DE ENDURANCE: O básico a considerar 
Por Leda Guimarães 09 out., 2023
- FORTALECIMENTO MUSCULAR: EXERCÍCIO ABDUÇÃO DE QUADRIL EM PÉ COM MINIBAND – PARA QUE SERVE? Para fortalecimento muscular de glúteo médio, importante para estabilidade articular de quadril e joelhos. EXECUÇÃO ● Mantenha o core acionado (abdômen contraído) para estabilização da postura. ● Expire no afastamento da perna e inspire no retorno. ● Mantenha os joelhos ligeiramente flexionados (somente para evitar a hiperextensão) durante toda a execução. ● No retorno não apoie o pé no chão e mantenha uma tensão mínima do elástico. ● Lembre-se que expirar fazendo o som da letra "A" recruta mais músculos profundos do abdômen, e assim você fortalece o core enquanto treina membros inferiores. 😉 SUGESTÃO DE SÉRIES/REPETIÇÕES/TEMPO/INTERVALO ● 3 séries de 10-15 repetições com intervalo de 10” ● 6 séries de 30-40” cada, com intervalo de 10”
Show More
Share by: